sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Romaria da Terra em Uruçuí 20 e 21-10-2007

Celebração
Acolhida dos Romeiros e Romeiras que vão chegando em caminhada.

Terra e Água são fontes de Vida! Está é a convicção que nos trouxe aqui em uruçuí nesta X Romaria da terra e da água. A terra é um organismo vivo, seu sangue é a água. A água é a fonte da vida em todas as suas formas, vegetal, animal e humana. Hoje cresce a consciência de que ou defendemos o planeta e seus recursos naturais ou pereceremos junto com ele. Daí nossa luta no combate à contaminação das águas, à devastação da natureza e do cerrado por um lado, e o cuidado, o respeito ao equilíbrio ecológico e à preservação dos ecossistemas, por outro.
C.2 Entender a água como sangue da terra, e de todas as formas de vida, é opor-se à lógica do sistema capitalista neoliberal, que a vê unicamente como um bem a ser mercantilizado. A biodiversidade privilegia uma abordagem sistêmica, no sentido de que cada ser vivo é interdependente dos demais. Todos os seres vivos – humano, animal ou vegetal – interagem organicamente. Tudo o que prejudica um, tem conseqüências nocivas para os outros. E inversamente, defender determinada forma de vida é defender a vida no seu conjunto. O planeta inteiro é um grande ser vivo, em que os diversos ecossistemas necessitam uns dos outros para permanecerem igualmente vivos. Portanto defender e preservar a Vida no cerrado é defender e preservar a Vida do planeta.
C1. “Eu Ouvi o clamor do meu povo” no Cerrado, lema que nos dá a certeza de que esta romaria conta com a presença Libertadora de Deus entre nós. O mesmo Deus que viu o sofrimento, ouviu o clamor e desceu para libertar o povo no Egito, também vê nossa dor e sofrimento, ouve o nosso Clamor, no cerrado, caminha e luta com a gente na busca de terra, água, pão, justiça e Liberdade para todos e todas.

Estamos aqui diante da mesa Eucarística para celebrar a História de Deus na História da gente. Na história das tribos primeiras, raiz Ameríndia do povo da terra; da Terra sem Males, dos males da terra. Na História de luta e resistência dos pobres da terra e do cerrado, história de sangue e suor, sofrimento e esperança, permeada de conquistas e martírios; História teimosa de tanta bravura, vencendo os impérios do lucro e da morte. Na História de Deus feito gente na história. Na história da gente tornando-se Deus, na única História da terra e do céu. ( cf. Dom Pedro Casaldaliga , São Félix do Araguaia - MT).


De todos os cantos viemos para louvar o Senhor, Pai de Eterna bondade, Deus vivo e libertador, acolhemos os representantes de nossas dioceses, que com as cores que nos identificam como igreja povo de Deus, no Piauí, trazem a terra e o baner com o tema e o Lema desta X Romaria da terra e da água, bem como os celebrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário