segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entidades parceiras realizam visitas as comunidades assistidas pela CPT-PI

Positiva – Esse foi o resultado das visitas feitas no último sábado (3), pelas entidades suíças Fasternopfer e Bruck Le Pont às comunidades assistidas pela Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí (CPT-PI) na cidade de Miguel Alves.

As visitas fazem parte da avaliação dos projetos implantados pela CPT-PI, em parceria com as entidades que financiam os projetos. Cláudio Padrão e Eliza Fuchs, consultores da Fasternopfer, e Claudia Larcher, representante da Bruck Le Pont, conheceram o programa de geração de renda das mulheres Quebradeiras de Coco das comunidades Ezequiel, Retrato e Todos os Santos.

Ao todo, 40 mulheres participaram da reunião ocorrida na comunidade ‘Todos os Santos’ e partilharam as transformações que aconteceram a partir da efetivação da organização dos grupos bem como dos trabalhos voltados para a geração de renda como a produção de tapetes e sabão.

Além da reunião com os grupos de mulheres, as entidades parceiras conheceram a realidade da área de conflito ‘Mato Seco’. O conflito envolve 100 famílias sendo que destas, 60 se destacam na luta pela terra.


Os trabalhadores e trabalhadores relataram a Fasternopfer e a Bruck Le Pont a importância da parceria com a CPT-PI na formação e organização do grupo, bem como as dificuldades advindas da falta de interesse do Incra em agilizar o processo de regularização do assentamento. Os trabalhadores e Trabalhadoras seguem resistindo na luta para que a posse da terra seja determinada.

Reunião e Avaliação com parceiros

Nesta segunda-feira (5), continua a avaliação realizada pela Fasternopfer. À tarde, será realizada um encontro com parceiros da entidade de todo Norte e Nordeste do Brasil. Ao todo, 13 pessoas participam da reunião ampliada que servirá de intercambio entre as entidades.

O encontro acontecerá na sede da Obra Kolping, bairro Dirceu Arcoverde II, zona sudeste de Teresina. A reunião prossegue até o meio-dia da terça-feira.

Já na quarta-feira, a Bruck Le Pont realiza encontro com CPT-PI. Conforme já divulgado, o objetivo do encontro é fazer uma análise de conjuntura e discutir o projeto trienal 2010/2012 da CPT-PI bem como da própria entidade suíça.

Além disso, a Brucke Le Pont fará por meio de entrevista a escolha de um representante no Brasil, uma vez que a entidade concentrará suas atividades no Estado do Piauí.

ASCOM
cptpi@velox.com.br