terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mulheres Quebradeiras de Coco do Município de Miguel Alves, PI

O município de Miguel Alves, com uma área territorial de 1.394,708 km², localizado a 112 km ao norte de Teresina, possui uma população de aproximadamente 33.410 habitantes. As principais atividades econômicas do município são relacionadas com a exploração do coco babaçu, e pó de carnaúba, pecuária, comércio e serviços. O município, que apresenta baixos indicadores sociais, é um dos pobres do Piauí, se posiciona no 213º lugar no ranking estadual.
A atividade extrativista do babaçu é extremamente importante na organização sociocultural do município, que foi líder na produção no período de 2000 a 2008, com uma média produtiva de 1.067,70 toneladas. A atividade geralmente é desenvolvida muitas vezes por famílias inteiras, mas as mulheres, geralmente, tem um papel de destaque nesse processo.
Em função disso, grupos de mulheres através da CPT começaram a se organizar e em dezembro de 2009, foi criada a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco no Município de Miguel Alves, com sede na comunidade do Ezequiel. É uma instituição que nasce da organização das mulheres, buscando fortalecer seus direitos políticos, culturais e de gênero. Atualmente são 69 mulheres associadas, vindas dos assentamentos e comunidades: Bom Principio, Ezequiel, Paraíso São Benedito, Riacho do Conrado, Santana, São Jerônimo, Centro do Designo, Jenipapeiro da Mata, Lagoa do Mato, Mato Seco, Pedra Grande, Retrato, Todos os Santos.

A associação está organizada de acordo com a proximidade das comunidades, sendo então dividida em 3 setores, onde as mulheres se encontram mensalmente. Em cada setor, foi construída uma pequena sede, onde são desenvolvidas as atividades de organização e produção. Além do aproveitamento do coco babaçu, amêndoa e mesocarpo, as mulheres produzem materiais de limpeza e artesanato. A organização gera frutos e já possibilitou a aquisição de máquinas de moagem do coco babaçu e de costura para auxiliar no desenvolvimento dessas atividades.

Durante esse processo de organização, as mulheres alcançaram algumas conquistas no sentido da garantia de políticas públicas para as mulheres, do empoderamento das mulheres, consolidação da mobilização do 8 de março no município, com o objetivo de trazer a público as reivindicações dos grupos, como a delegacia da mulher no município, melhoria no atendimento a saúde da mulher, nas comunidades e no próprio município, construção de estradas, luta pelo acesso a água e educação para as famílias. São mulheres organizadas na luta e na busca pela efetivação dos direitos assegurados na lei.

No dia 29 de outubro acontecerá o V Encontro das Quebradeiras de Coco do Município de Miguel Alves, PI, o mesmo reunirá em torno de 100 mulheres participantes da Associação das Quebradeiras de coco do município.

“Preservar e produzir, sabedoria dos grupos organizados” será o tema estudado pelo grupo no encontro.