sexta-feira, 11 de junho de 2010

Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra será lançado no Piauí


Entidades e movimentos sindicais e sociais do Piauí lançarão neste sábado (12), o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Estado. Trata-se de uma mobilização nacional que acontecerá na semana da pátria, de 1 a 7 setembro. O lançamento será realizado dentro da Plenária Estadual de Organização para o plebiscito, que acontecerá durante todo o dia, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, em Teresina.

O plebiscito é uma ação da campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, criada em criada no ano 2000 pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), e tem como diretriz a defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar. Em 2010, realiza a mobilização nacional em favor será feita com toda a população atavés do voto por meio do plesbiscito popular.

No Piauí, o Plebicito terá seu lançamento e organização realizados s neste sábado (12) durante a plenária estadual. O encontro deve reunir 60 participantes de todo o Piauí. Segundo explica Gregório Borges, integrante da coordenação da Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí (CPT-PI), a plenária estadual é um momento agregador para fortalecer a defesa do direito a terra e a soberania alimentar: "Trata-se de uma convocação às diversas pastorais sociais da igreja, movimentos sindical e social ligados a causa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo com o objetivo de garantir o direito à terra todos os brasileiros e brasileiras que dela tiram seu sustento", afirma.

Na Plenária, será definida a coordenação do Comitê Estadual do plesbiscito pelo limite da propriedade da terra e bem como formação e diretrizes de trabalho para organização da campanha popular nos diversos municípios do Estado.

O encontro contará com assessoria do advogado Paulo Machado, que fará palestra sobre a estrutura fundiária do Brasil e do Piauí e também com a participação do coordenador nacioanl da CPT, Padre Dirceu Luiz Fumagalli, que também integra a coordenação do Fórum Nacional pela Reforma Agrária.

Entidades como a Cáritas Piauí, CNBB, Pastoral do Migrante e sindicatos somam-se nesta mobilização. A exemplo das demais organizações, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI) participará do evento e, segundo informa a Secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da entidade, Francisca Gilberta (Caçula), integrantes dos 15 pólos sindicais da entidade estão presente ao evento: "Estamos convocando os trabalhadores através de oficíos e reuniões dos sindicatos para ampla participação no plebicito", destaca.

Vale lembrar que o Plebiscito Popular pelo Limite da propriedade da Terra é uma proposta de gesto concreto de participação na Campanha da Fraternidade de 2010 que trata da economia a favor da vida. Além disso, no mesmo período, acontecerá o abaixo-assinado que será levado ao Congresso Nacional para que seja votada uma emenda constitucional que determine um limite ao tamanho das propriedades.

Magnus Regis