quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Protesto contra a implantação da Suzano no Piauí

Anunciado com destaque como sinônimo de desenvolvimento, a implantação da empresa Suzano Papel e Celulose no Piauí é vista com preocupação pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais das cidades de Nazária e Palmeirais, bem como de regiões que serão atingidas pela plantação de eucalipto. Os moradores são contrários à implantação e temem pela própria sobrevivência e, por isso, promoveu um protesto nesta para dizer não a plantação de eucalipto na região.

A manifestação teve o apoio da Comissão Pastoral da Terra do Piauí (CPT-PI). A entidade, em parceria com os trabalhadores, promoveu encontros e debates com as diversas comunidades envolvidas neste projeto. Como gesto concreto destes encontros, os trabalhadores e trabalhadoras resolveram protestar para que, em uma ação democrática, lhes seja reconhecido o direito de opinar sobre a instalação da Suzano.

Antônio Eusébio, integrante da coordenação da CPT-PI, destaca a motivação dos trabalhadores: "O objetivo principal foi chamar a atenção da sociedade para a gravidade do projeto e os grandes males que ele traz a toda população, sobretudo ao meio ambiente; como a retirada da vegetação nativa, poluição do rio, ameaça a biodiversidade e principalmente a expulsão das famílias da região", informa.

O ato público contou com momentos de celebração, momento de repúdio à instalação da empresa e a interdição da BR PI que liga Teresina aos municípios de Palmerias, Amarante e outros; "É um grito de repudio, denuncia e clamor contra o agronegócio em defesa do meio ambiente e a vida. Vamos salvar a nossa natureza, dádiva de Deus e espaço de sobrevivência", finaliza Eusébio.

Estão apoiando e participando deste ato a coordenação Estadual do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra.