sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Município de Monsenhor Gil recebe evento Contra a Migração e o Trabalho Escravo


A cidade de Monsenhor Gil , distante 56 km de Teresina, realizará no próximo sábado (29) o I Sábado na Praça – Contra a Migração e Trabalho Escravo. O evento acontecerá na Praça da Igreja Matriz, centro, e contará com vasta programação cultural que terá início a partir das 7h.


O evento é uma promoção da Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí (CPT-PI), em parceria com a Associação do Assentamento Nova Conquista (Asanc) e tem como objetivo proporcionar um dia de cidadania e cultura aos moradores do município e adjacentes, além de ser um alertar aos trabalhadores e trabalhadoras da cidade sobre a migração forçada e o trabalho escravo.

O tema é oportuno uma vez que o município é considerado um dos maiores exportadores de mão-de-obra para o Trabalho Escravo. Vale lembrar que Monsenhor Gil é a primeira cidade do Brasil a criar um assentamento destinado aos trabalhadores e trabalhadoras vítimas da prática de escravidão. O assentamento foi criado após solicitação das famílias e da CPT-PI junto ao INCRA. O título de posse foi emitido no dia 08 de março.




Consta na programação exposições sobre o Trabalho Escravo, exibição de documentários, Animação musical e a apresentação teatral feita pelos próprios assentados retratando a experiência de vida em face da escravidão.




.




.




Informações Complementares:
I Sábado na praça – Contra a Migração e Trabalho Escravo




Um dia de Cidadania e Cultura




Sábado, 29 de Agosto de 2009, 7h




Praça da Igreja Matriz




.








Informações: CPT-PI - 3222-4555








.




.








-reprodução autorizada-




.