terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dentro da noite escura há sempre uma esperança de um novo amanhecer!

É com esta certeza de um novo amanhecer, que é o sol da Justiça, da Liberdade e da Paz... Tão sonhada, tão esperada por tanta gente, sobretudo a classa mais sofredora da sociedade e, uma destas classes é dos/as trabalhadores/as do campo, aqueles/as que trabalham a terra e a faz produzir os frutos mais saborosos para a nossa sobrevivência.

Ressalto algumas áreas que a CPT de Teresina acompanha nos municípios de Miguel Alves, União, Monsenhor Gil, Povoado de Santa Teresa, e Palmeirais. Apesar de tudo, da morosidade das políticas públicas, de tantos descasos que vai deste uma estrada mais decente para o direito de ir e vir com mais segurança, educação com maior qualidade, o direito a terra, os créditos para fazer esta mesma terra produzir com mais quantidade e qualidade, entre outros. Muitos Trabalhadores destas Áreas não perdem o pique e as pelejas são grandes diantes dos desafios, correm atrás de seus direitos. No rosto de tantos homens e mulhres percebem-se a esperança e a fé em dias melhores, por isso teimam em lançar sempre as sementes para fazer a terra cumprir a sua função social, assim com também garantir a permanença na mesma.

Somando a tudo isso tem o grupo de mulheres ou Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco de Miguel Alves que vem dando passos signicativos nas lutas em favor da vida com mais dignidade; Vem organizando-se cada vez mais e qualificando as produções: Produtos de limpeza e artesanatos do babaçu, entre outros, afim de gerar renda para a sustentação das integrantes e do próprio grupo, diante disso elas dizem: vale a pena lutar por trabalhos em nossa própria terra, pra ser mais uma das tantas a engrossar as filas de pedintes na prefeitura e outros locais e, sim iremos reivindicar mais condições, como cursos e outros para qualificar cada vez mais os nossos trabalhos. Elas dizem também que os desafios são muitos... Mas a maior riqueza é está consquistando mais liberdade, conhecimento dos direitos, dos deveres, participando nos encontros, assumindos funções no grupo... Não são mais só dos afazeres da casa! Uma foi até à Marcha das Margaridas em Brasília, disse que sentiu-se enviado pela Ass. De Mulher Q. Coco e a CPT.

É lamentável a gente repetir nesse artigo a chegada da Empresa Suzano Papel e Celulose, está também instalada em áreas que a CPT acompanha, asssim como em vários municípios do Piauí. Em Palmeirais já está devastando pra valer. Nossos companheiros/as de lutas sentem na pele o desafio para o enfrentamento a esta mega empresa, porém é incansável os encontros, as palestras nas Comunidades e Escolas sobre as graves consequências destas terríveis desvatações das matas nativas para a plantação do eucalípito. Várias Áreas se fortalecem com as palestras e resistem não vender suas propriedades.

Como diz o livro do Êxodo: 3,7-8 – O Senhor disse; Eu vi, eu ouvi a aflição de meu que está no Egito, ouvi seus clamores por causa dos seus opressores...Conheço seus sofrimentos. Desci para livrá-los da mão dos egípcios e para fazê-lo subir para uma terra que mana leite e mel.

Com esta grande Esperança continuamos a nossa luta por mais vida para todos e todas!

Ir. Josélia Diniz, articuladora da CPT - Diocese de Teresina, PI