terça-feira, 21 de junho de 2011

Sul do Piauí, paraiso ameaçado!

PARAISOS AMEAÇADOS

As comunidades Sucruiú, Rio Preto, Correntinho e Estação Ecológica Uruçuiuna, todas localizadas às margens do Rio Uruçuí Preto, são verdadeiros paraísos ecológicos. La se observa a natureza em harmonia. Mulheres e homens convivendo em harmonia no mesmo espaço. A fauna e a flora bem conservadas. Rio e brejos com suas águas cristalinas lambendo os troncos de árvores frondosas. Ar que exala o mais puro perfume que entra pelas nossas narinas oxigenando nossos pulmões.

No entanto, para chegar nesse paraíso passamos pelo inferno que outrora era paraíso. Refiro-me ao Cerrado Piauiense que está se transformando num verdadeiro deserto. Lugar onde já não existe flora e nem fauna. As grandes máquinas substituindo as pessoas, que por sua vez são tratadas como objetos descartáveis. Os agrotóxicos e insumos agrícolas (químicos) são aplicados sem a devida prevenção, causando a morte de animais e até mesmo de pessoas.

Por isso, esse paraíso está ameaçado, os efeitos desta atitude perversa no cerrado já estão apresentando sinais de morte neste paraíso, como a diminuição das águas nos rios e brejos, doenças de pele, morte de animais e vegetação pelos dejetos oriundos do uso de venenos no plantio da soja.

E nós seres humanos que raciocinamos que estamos ameaçados ao caos, que vamos fazer? Vamos ficar no trono de nossas casas esperando a morte chegar, ou vamos à luta em defesa da vida?