PARAISOS AMEAÇADOS
As comunidades Sucruiú, Rio Preto, Correntinho e Estação Ecológica Uruçuiuna, todas localizadas às margens do Rio Uruçuí Preto, são verdadeiros paraísos ecológicos. La se observa a natureza em harmonia. Mulheres e homens convivendo em harmonia no mesmo espaço. A fauna e a flora bem conservadas. Rio e brejos com suas águas cristalinas lambendo os troncos de árvores frondosas. Ar que exala o mais puro perfume que entra pelas nossas narinas oxigenando nossos pulmões.
No entanto, para chegar nesse paraíso passamos pelo inferno que outrora era paraíso. Refiro-me ao Cerrado Piauiense que está se transformando num verdadeiro deserto. Lugar onde já não existe flora e nem fauna. As grandes máquinas substituindo as pessoas, que por sua vez são tratadas como objetos descartáveis. Os agrotóxicos e insumos agrícolas (químicos) são aplicados sem a devida prevenção, causando a morte de animais e até mesmo de pessoas.
Por isso, esse paraíso está ameaçado, os efeitos desta atitude perversa no cerrado já estão apresentando sinais de morte neste paraíso, como a diminuição das águas nos rios e brejos, doenças de pele, morte de animais e vegetação pelos dejetos oriundos do uso de venenos no plantio da soja.E nós seres humanos que raciocinamos que estamos ameaçados ao caos, que vamos fazer? Vamos ficar no trono de nossas casas esperando a morte chegar, ou vamos à luta em defesa da vida?