domingo, 15 de maio de 2011

Trabalhadores são flagrados por policiais em regime de trabalho escravo na cidade de Bom Jesus no PI

WANESSA GOMMES DO GP1
Atualizada em 13/05/2011 - 16h37
Nesta quarta-feira (11), policiais da delegacia da cidade de Bom Jesus (PI) receberam denúncia de que no município, trabalhadores estavam sendo vítimas de trabalho escravo em uma fazenda. A polícia militar em conjunto com a civil realizou diligências no sentido de apurar o que havia sido denunciado.

A polícia encontrou 13 trabalhadores em condições desumanas, realizando
trabalhos exaustivos e degradantes. Foi constatado também que os trabalhadores tinham uma liberdade de locomoção restrita, pois teriam contraído dívidas com o empregador.

De acordo com informações do delegado regional de Bom Jesus, Thiago Rabelo, os trabalhadores passavam o dia no roçado executando
trabalho pesado, dormindo debaixo de barracos de lona, dentro de um matagal, sem as mínimas condições de higiene, realizando suas necessidades fisiológicas dentro da vegetação e bebendo água sem tratamento e em temperatura elevada. Além de todas essas dificuldades relatadas, eles eram obrigados a pagar a alimentação fornecida pelo empregador e essa dívida superava até o valor que eles recebiam.

A polícia está em diligência com o objetivo de prender em flagrante o proprietário da fazenda identificado como Damião Gerônimo de Medeiros.

Os trabalhadores confirmaram que o proprietário da fazenda é o senhor Damião e que o mesmo foi quem providenciou o transporte para que eles saíssem da cidade de Manoel Emídio para Bom Jesus num caminhão
conhecido como “pau-de-arara”.

As vítimas prestaram depoimento ontem (12), almoçaram, custeados pelo Delegado Regional e em seguida foram levados até sua cidade natal pela Polícia Civil e Polícia Militar, pois não possuíam recursos nem mesmo para se alimentar ou retornar às respectivas cidades de origem.