domingo, 4 de setembro de 2011

CPT participa do Encontro da Grande Região Nordeste





<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Mudanças climáticas: impactos e perspectiva para o semi-árido brasileiro, foi o tema estudado no encontro da CPT Grande Região Nordeste, com a presença de agentes que atuam nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Acolhidas, acolhidos pela beleza, harmonia e encanto da natureza na cidade dos Lençóis baiano, Chapada Diamantina, ambiente que contribuiu para o bom andamento do encontro.

No primeiro dia foi socializado a realidade dos regionais, que trouxeram com muita criatividade a ação que a CPT vem desenvolvendo junto aos povos da terra e das águas que sofrem diretamente com os impactos socioambientais causados pelos grandes projetos do agro e hidronegócio, mineração e diversas obras de infraestrutura que apresentam no contexto dos Estados que compõem a Grande Região Nordeste.

Em seguida Ruben e Gogó, assessores da CPT Bahia deram sua contribuição aprofundando alguns aspectos trazido pelos grupos, destacando o papel do Estado, que além de destinar recursos públicos para a construção das obras que em sua maioria servirão para atender a demanda da iniciativa privada,proporciona alterações na legislação e na própria estrutura dos órgão ambientais responsáveis pelos processos de licenciamento, com a finalidade de facilitar aos interesses das empresas. Destacaram ainda o fato destes empreendimentos serem grandes expropriadores dos recursos naturais, degradadores do meio ambiente, quase sempre implantados nos territórios das comunidades tradicionais desrespeitando seus direitos fundamentais.

Aprofundando a temática o professor Adriano Batista Dias, da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, trouxe diversas provocações para a reflexão, referentes às mudanças climáticas.

Encerrando o primeiro dia do encontro, os participantes fizeram uma reflexão acerca dos impactos do aquecimento global na realidade das comunidades onde a CPT atua e a influência na forma de vida dos camponeses bem como no próprio trabalho da CPT.

O encontro foi encerrado na sexta-feira, 3 de setembro, com o aprofundamento do tema e perspectiva de construção de estratégias que possam orientar a pratica da CPT na sua intervenção junto aos camponeses e componesas.