quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Entidade exige abertura de Delegacia da Mulher também nos finais de semana em Teresina

Durante solenidade de assinatura do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, nesta quarta-feira (09), no Palácio de Karnak, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Cruz Reis, cobrou do Governo do Piauí a criação da Secretaria de Políticas de Combate a Violência Contra as Mulheres no Estado.


Maria Cruz Reis lembrou que no dia 08 de março deste ano, juntamente com uma comissão de mulheres, entregou oficialmente ao governador Wellington Dias a solicitação desta Secretaria. Ela afirma que a criação do órgão possibilitaria maior autonomia no combate à violência contra as mulheres.

A presidente da entidade aproveitou para denunciar o fechamento da delegacia da mulher nos finais de semana em Teresina. As ocorrências de violência registradas no final de semana só podem ser feitas na segunda-feira. Por isso, ela cobra que o funcionamento da delegacia da Mulher também aos sábados e domingos. “Muitas vezes o agressor (homem) já fugiu do flagrante e que dificulta na investigação dos casos”, argumentou.

Durante a solenidade a deputada estadual,Flora Isabel, também reclamou da ausência de um juizado especializado no Piauí no combate a violência contra a mulher. A parlamentar argumentou que as mulheres que são vitimas tem muita vergonha de relatar o abuso para um homem.

Em resposta as denúncias, o governador Wellington Dias afirmou que vai conversar com as áreas responsáveis para garantir o funcionamento das delegacias 24 horas, sobre a implantação do juizado especializado Dias disse que já conversou com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Raimundo Alencar, para agilizar a implantação.


“ Já conversei com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Raimundo Alencar sobre isso, a ministra Nilcéia Freire, se comprometeu a viabilizar o juizado com equipamentos e o Estado entra com os custos.”, disse o governador.

Fábio Brito e Gilcilene Araújo/ Edição Dani Sá
09/09/2009 12:39h

Fonte: Portal TvCanal13.Com
Original em: http://www.tvcanal13.com.br/noticias/entidade-exige-abertura-de-delegacia-da-mulher-tambem-nos-finais-de-semana-em-teresinaveja-74546.asp

Ministra assina Pacto de Combate à Violência contra Mulheres no Piauí

Na manhã desta quarta feira(09) a ministra da Secretaria Especial da Mulher, Nilcéia Freire, e o governador Wellington Dias assinaram o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.

De acordo com a ministra o Piauí é o 20º Estado da federação a assinar o pacto que tem como objetivo reduzir os índices de violência contra as mulheres, promover uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos, garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência, com atenção especial às mulheres negras, indígenas e aquelas que vivem no campo.

O governador Wellington Dias em seu pronunciamento destacou que o Estado conseguiu avançar nesse sentido, como a instalação de sete delegacias especializadas no combate a violência a mulher nas principais cidades do Estado.



Durante a solenidade a ministra também entregou um veículo para à Casa Abrigo da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania – Gilvana Nobre pela Ministra Nilcéa Freire


Participaram da solenidade a diretora estadual de Políticas para Mulheres, Maria Dulce Silva; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Cruz Reis; secretária estadual de Assistência Social e Cidadania, Gilvana Gayoso, secretaria para inclusão da pessoa com deficiência, Rejane Dias, deputadas estaduais Flora Isabel e Lílian Martins, vereadora Rosário Bezerro e presidente da FUNDAC, Sônia Terra.




Gilcilene Araújo/Edição Dani Sá
09/09/2009 14:36h

Fonte: Portal TvCanal13.Com
Orginal em: http://www.tvcanal13.com.br/noticias/ministra-assina-pacto-de-combate-a-violencia-contra-mulheres-no-piaui-74554.asp/

PI: Ministra e Governador assinam pacto

Fotos: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
A ministra da Secretaria Especial da Mulher, Nilcéia Freire, assinou nesta quarta (9) juntamente com o governador Wellington Dias o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, no palácio de Karnak. A cerimônia que aconteceu no Palácio de Karnak contou com a presença de diversas lideranças ligadas à entidades ligadas à defesa dos direitos da mulher.
Segundo Nicéia, esta assinatura formaliza o que já acontece na prática entre os governos federais e estaduais e também faz parte da agenda social. Ao todo, 19 estados do país já aderiram ao pacto.
"Nós vamos trabalhar em quatro eixos principais: a aplicação correta da Lei Maria da Penha, a promoção de direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o combate à exploriação sexual e o cuidado às mulheres em situação prisional", descreve a secretária.

Carlos Lustosa Filho
redacao@CidadeVerde.com

Fonte: Portal Cidadeverde.com
Orginal em: http://www.cidadeverde.com/politica_txt.php?id=44341

Grito dos Excluídos marcado por protestos a Sarney e contra UESPI

Tão tradicional como o próprio desfile cívico, foi realizado o desfile do 'Grito dos Excluídos', após a passagem dascomissões de policiais e integrantes, na manhã desta segunda-feira (07/09) na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina. Grupos considerados 'excluídos' da sociedade participaram da marcha ocorrida após o desfile oficial, após passagem de carros, viaturas e todo aparato.

Grupos de manifestação como Conlutas, Pastoral da Terra, Cáritas, além de sindicatos e agremiações contrárias às atuais administrações públicas, reuniram algumas poucas pessoas pela Frei Serafim com cartazes que protestaram contra várias áreas, setores e órgãos públicos. Dentre as manifestações, estava cartazes contra o presidente o Senado José Sarney (PMDB-AP) e contra a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O movimento Conlutas, em apoio com outras entidades, foi quem fez um cartaz enorme com os dizeres: "Fora Sarney - Fim do Senado, por uma Câmara Única". "Esse nosso movimento, chamado Grito dos Excluídos, demonstra a revolta de parte da população que não concorda com essa hipocrisia, do desfile cívico. Colocam vários homens armados, militares, como se defendessem a pátria de maneira digna. Não é verdade. Falta mais respeito para com a população", afirmou Carlos Humberto, da Cáritas.

Já o Sindicato dos Docentes da UESPI protestou contra o Governo do Piauí e a atual situação da instituição de ensino superior do estado. O presidente deste sindicato, jornalista e professor Daniel Solon, afirmou que a reitora da UESPI, Valéria Madeira, faz vista grossa aos problemas da universidade e nem reclama junto ao Governo do estado a falta de infra-estrutura. "E para completar, ainda tem um índice baixo no IGC (que avalia os cursos) e aparece lá embaixo no Enade (Exame Nacional). É um retrato do que é a UESPI hoje. Sem estrutura e a reitoria não tem coragem de reclamar com o Governo, que não investe nada lá dentro", protestou Daniel Solon, que lembrou matéria recente do 180graus sobre o caso: "É incrível como vários veículos de comunicação não deram destaque que a UESPI teve quatro dos seus cursos entre os piores do Brasil. Vocês do 180graus deram e parabenizo a coragemd e divulgar a realidade".

CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DO GRITO DOS EXCLUÍDOS


Edição: Allisson Paixao
Fonte: Portal 180graus
Original em: http://180graus.brasilportais.com.br/politica/grito-dos-excluidos-marcado-por-protestos-a-sarney-e-contra-uespi-240040.html


Grito dos Excluídos quer lei contra os 'ficha suja'

Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

O Grito dos Excluídos, manifestação que ocorre tradicionalmente após o desfile de 7 de Setembro, se concentrou em frente à Federação dos Trabalhadores em Agricultura - Fetag - para colher assinaturas em defesa da Lei Ficha Limpa, que proibirá os candidados com pendências judiciais, conhecidos como "ficha suja", acusados de corrupção e tráfico de influência, de participarem das eleições.

Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

As assinaturas são necessárias para o pedido de aprovação da lei número 9840. Segundo João Evangelista, da Cáritas, já foram colhidas cerca de um milhão de assinaturas em todo o Brasil, e o mínimo necessário é de 1,3 milhão.

Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
Além da Cáritas, Pastoral dos Imigrantes, partidos de esquerda como P-SOL e PSTU, e entidades como o Conlutas participam do Grito dos Excluídos. O P-SOL traz faixas de protesto como "Fora Sarney", pela saída do presidente do Senado; e "Fora tropas brasileiras no Haiti", além de uma campanha pelo "Petróleo 100% nosso".

Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Entre os manifestantes, também está um grupo denunciando a situação de miséria das famílias vítimas da barragem Algodões I, que rompeu em maio.

Foto: Carlos Lustosa/CidadeVerde.com
Foto: Yala Sena/CidadeVerde.com

Yala Sena
(flash da avenida Frei Serafim)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Fonte: Portal cidadeverde.com
Original em: http://www.cidadeverde.com/txt.php?id=44189