segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Primeiro assentamento inclusivo do país é inaugurado no Piauí

Propriedade em Colônia do Piauí abriga 35 famílias, sendo que 23 assentados possuem deficiência.

Implantar um assentamento rural é um feito de inclusão: distribui terras com moradia, água, energia elétrica e projeto produtivo aos trabalhadores rurais. Mais ainda é fazer tudo isso a um agrupamento de pessoas acometidas por algum tipo de deficiência; é quando se tem o real significado do termo inclusão social. Foi esta a ação da Coordenadoria de Crédito Fundiário, ao inaugurar no último sábado, 4, o primeiro assentamento inclusivo do Brasil e que fica em Colônia do Piauí, a 315km ao sul de Teresina.


“O bom de estar aqui é que não somos motivos de piadas, de brincadeiras ou mesmo de não fazer parte da comunidade. Aqui nós somos iguais e podemos criar nossos dois filhos deficientes com mais tranquilidade e sem discriminação”. Este é do depoimento de dona Carmelita Silva, mãe de 6 filhos, sendo dois portadores de necessidades especiais, Marlon, 27, e Amaury 17, ambos com paralisia infantil, que já moram no assentamento inclusivo.


Amaury Silva, 17 anos, estudante. Um dos moradores
do assentamento inclusivo. Ele teve paralisia
infantil que afetou os membros inferiores.





A mudança na vida das 35 famílias, sendo 23 assentados com algum tipo de deficiência, só inicia. A piscina para armazenamento da água para a irrigação foi adaptada aos deficientes, com 3 níveis de profundidade, que servirá também para atividades esportivas e fisioterapia.


Os associados já planejam construir uma sede da APAE – Rural e a viabilização de um projeto de equoterapia, através da doação de um cavalo para a realização de sessões de fisioterapia. A comunidade também já adquiriu um microônibus para transporte de alunos e dos pacientes portadores de necessidades especiais. O assentamento ainda conta com um posto de saúde e uma sala para reforço escolar e Brasil Alfabetizado.


“As ações do Crédito Fundiário objetivam criar raízes. Intensificar o vínculo homem do campo à terra. Este especialmente aprofunda as relações homem e terra, gera renda e ainda faz a inclusão social de pessoas acometidas por algum deficiência à sociedade”, afirma o Coordenador, José Maria de Araújo Costa.


Para tornar realidade o assentamento, feito em parceria com a Associação de Moradores de Pais, Amigos e Familiares de Excepcionais de Colônia do Piauí, foram investidos em torno de R$700 mil para a construção de 35 casas, implantação do sistema de abastecimento d’água, energia elétrica, projeto produtivo, o que inclui a aquisição de um trator, e mais assistência técnica. Serão 8 hectares destinados especialmente à cultura de acerola e maracujá, complementando com melancia e abóbora. A produção vai gerar retorno anual em torno de R$10mil, por cada família assentada.


Em todo Piauí, aproximadamente 13 mil famílias foram assentadas através do Crédito Fundiário, totalizando 594 assentamentos rurais. Estes números colocam o Piauí como referência nacional na política de distribuição de terra e geração de renda à família rural.

redacao@cidadeverde.com