terça-feira, 29 de novembro de 2011

1º DE DEZEMBRO DIA ESTADUAL DE LUTA


PELA REFORMA AGRARIA

No Piauí a concentração de terra se dá em quase todo território gerando conflitos agrários que perduram desde a criação das Sesmarias. Essa concentração exclui aproximadamente 200 mil famílias de trabalhadores rurais do acesso a terra. Além dos grandes imóveis rurais regularizados, há uma forte grilagem de terras “ocorridas pelas interferências diretas e indiretas de grupos políticos e grupos empresariais, locais e originários de outros Estados da federação.

Em função de toda essa problemática o dia primeiro de dezembro foi instituído DIA ESTADUAL DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA, dia esse marcado pela a morte de uma trabalhadora rural, Antônia Flor que nasceu no dia 05 de agosto de 1904, no lugar Gameleira, no município de Piripiri. Exerceu durante 50 anos a posse fática sobre a gleba de terra onde trabalhava e resistiu corajosamente às muitas tentativas de despejo. Foi vitima de assassinato aos 80 anos de idade no dia 1º de dezembro de 1984. A luta de Antônia Flor ensejou a primeira ação concreta de caráter reivindicativo pela desapropriação, por interesse social para fins de reforma agrária, da gleba Gameleira que foi desapropriado e criado o Projeto de Assentamento no dia 1º de dezembro de 2005.

A Comissão Pastoral da Terra neste dia 1º de dezembro realiza evento comemorativo e reivindicativo de políticas de acesso a terra, bem como a implementação de políticas públicas para o campo. Neste ano de 2011 esse evento acontecerá nos dias 30/11 e 1º de dezembro no Colégio Santo Afonso localizado no Bairro Socopo, onde realizaremos um seminário com a presença de 150 trabalhadores(as) rurais vindo de todo estado do Piauí, onde será debatido as questões agrária e ambientais, ao tempo em que entregaremos no dia 1º às 11 horas documentos reivindicatórios ao INCRA, INTERPI e IBAMA.