quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CPT participaça do Grito dos Excluidos, Excluidas 2011



Na 17º edição do Grito dos Excluídos as pastorais sociais de Teresina, PI, marcaram presença na avenida Marechal Castelo Branco, onde aconteceu o desfile cívico-militar de 7 de setembro. Foi uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste IV cujo tema: "Pela Vida grita a Terra...Por direitos todos nós" e tem como objetivo dar continuidade às questões levantadas pela Campanha da Fraternidade 2011 como o tema "Fraternidade e Vida no Planeta".

As Pastorais Sociais, movimentos populares, e outras organizações denunciaram contra o trabalho escravo, tráfico de pessoas, exploração sexual, violência contra as mulheres, corrupção, concentração de terra, destruição do meio ambiente, implementação dos grandes projetos, contra a construção de barragens e hidrelétricas no Estado e o desmatamento na região de Palmeirais e falta de investimentos com faixas, bandeiras, carros de som e uma apresentação teatral de um grupo de dança de Palmeirais.

A CPT marcou presença na coordenação do evento, com a presença dos trabalhadores e trabalhadoras, vindas de diversas cidades, levando como bandeira de luta os gritos dos sem terra, da migração forçada, trabalho escravo, dos atingidos pelos grandes projetos, somando forças com os demais gritos.

O grito teve um eco forte, sofrido, denunciando que este país que é rico em suas belezas maturais, sua forte economia, ainda exclui a maioria de sua população, enquanto houver milhões de brasileiros e brasileiras em situação de pobreza, a independência ainda é um sonho a ser conquistado.