sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comissão de Prevenção ao Trabalho Escravo - Avelino Loopes, PI



“ Migrar forçado Jamais! Trabalho escravo Não mais! Eu quero um mundo de Paz!” ( Hino da Romaria da Terra e da Água do Piauí- 2009)

A Comissão de Prevenção ao Trabalho Escravo do município de Avelino Lopes, Diocese de Bom Jesus, se reuniu no dia 12.02, para avaliar as ações realizadas no ano de 2010, em algumas comunidades da região. Na avaliação feita pelo grupo destacamos os seguintes avanços: a realização das oficinas preventivas sobre T. Escravo despertou nas comunidades a forma de se trabalhar o coletivo na busca dos direitos; a temática do T. escravo esta sendo divulgado nas comunidades, sobretudo a oferta de material informativo da Campanha Nacional de “ olho aberto para não virar escravo”,que chega aos trabalhadores migrantes; além da presença da CPT que segundo relato abriu mais a mente do povo das comunidades.

Nesta perspectiva positiva a Comissão fez um novo planejamento para o decorrer o ano com a realização de novas oficinas preventivas dando continuidade no processo formativo das bases.

Comissão de Prevenção ao T. Escravo

Membros da Comissão: Eronildo, Devilson, Altamiran, Nonato, Silvino.

Assentamento Nova Conquista, Monsenhor Gil, PI

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." Anatole France

O grupo de trabalhadores e trabalhadores rurais do Assentamento Nova Conquista, município de Monsenhor Gil, já está na fase da construção das casas, além da vasta produção agrícola.

O grupo dá mais um passo na luta e conquista dos direitos.

Em visita a área a CPT presenciou que alguns dos trabalhadores, trabalhadoras já permanecem no assentamento, percebe-se que o grupo esta feliz pois através de sua organização e planejamento o sonho de ter uma terra para plantar e morar esta sendo realizado com o compromisso e o protagonismo dos mesmos; Vale ressaltar que o assentamento Nova Conquista é o 1º Assentamento de ex- trabalhadores migrantes escravizados do país, que para sua organização conta com o apoio da Campanha de Nacional de “ Olho aberto para não virar Escravo” encabeçada pela ( CPT) Comissão Pastoral da Terra do Piauí.