domingo, 30 de agosto de 2009

SÁBADO NA PRAÇA

A cidade de Monsenhor Gil , distante 56 km de Teresina, realizou no sábado (29) o I Sábado na Praça – Contra a Migração e Trabalho Escravo. O evento aconteceu na Praça da Igreja Matriz, centro, e contau com vasta programação cultural.
O evento foi uma promoção da Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí (CPT-PI), em parceria com a Associação do Assentamento Nova Conquista (Asanc) e teve como objetivo proporcionar um dia de cidadania e cultura aos moradores do município.
Além de ser um alertar aos trabalhadores e trabalhadoras da cidade sobre a migração forçada e o trabalho escravo.
O tema é oportuno uma vez que o município é considerado um dos maiores exportadores de mão-de-obra para o Trabalho Escravo. Vale lembrar que Monsenhor Gil é a primeira cidade do Brasil a criar um assentamento destinado aos trabalhadores e trabalhadoras vítimas da prática de escravidão.
O assentamento foi criado após solicitação das famílias e da CPT-PI junto ao INCRA. O título de posse foi emitido no dia 08 de março.
Durante a manhã foram realizadas diversas atividades: exposição de material sobre trabalho escravo, apresentações culturais, teatro, distribuição de panfletos na feira, danças, música e depoimentos dos trabalhadores vítimas do trabalho escravo.
Grupo do Assentamento Nova Conquista
Momento de Mistica

Fala de Espedita, articuladora da CPT da Arquidiocese de Teresina, PI

Apresentação de teatro - grupo de trabalhadores


Depoimento de Edmilson, sobre a experiência de escravidão nas terras do Pará

Apresentações cultuais
Distribuição de panfletos na feira