terça-feira, 28 de junho de 2011

Romaria da Terra e da Agua no Piauí.

Venha Participar!

A Diocese de Campo Maior se prepara para o lançamento de um dos maiores eventos católicos do Piauí, a Romaria da Terra e da Água. Em sua 12ª edição, o evento representa um momento de forte oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Pastorais Sociais e está em sintonia com toda a ação evangelizadora da Igreja, e tem sido um dos momentos de forte expressão popular reunindo representante das dioceses, todos os bispos e do povo de Deus.

Este ano, a Romaria traz como temática “Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida” e está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade/2011, que é “Fraternidade e Vida no Planeta” trazendo para a reflexão da sociedade a perspectiva de uma mudança de comportamento e atitudes diante do descaso e da falta de cuidado com a natureza e a mãe Terra.

Metodologia

Uma das novidades da 12ª edição é a metodologia com o desenvolvimento de seis seminários discutindo a temática central. Além de ser sediada na Diocese de Campo Maior trazendo a questão do Açude Grande, área de lagoa natural que vem sendo modificada pela ação humana. “Buscamos chamar a atenção do poder público para o Açude, buscando soluções de aproveitamento de toda aquela água armazenada”, explica Hortência Mendes.

As Dioceses do estado se preparam para o evento e vêm realizando encontros de reflexão nas comunidades, momentos de fé orientados por uma cartilha que orienta a realização de seis encontros sobre a temática central. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem do evento que será realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Campo Maior.

30 de Julho – sábado

- 8h às 12h: Chegada e Acolhida aos Romeiros
- 14h: Realização de Seminários temáticos nas Paróquias:
“Bioma, Caatinga e Cerrado” – Eusébio Sousa da CPT
“Desenvolvimento Solidário e Sustentável” – Carlos Humberto da Cáritas/PI
“Mobilização Humana” – Pe. Antonio Garcia da Pastoral do Migrante Nacional
“Mudanças Climáticas” – Profª. Fátima Veras da UESPI
“Impactos dos Grandes Projetos” – Profª. Dra. Sueli Rodrigues
“Questão da Terra e Agrária” – Profº. Marcelo Lima
- 16h: Espiritualidade
- 17h: Lanche e saída dos Romeiros para o Açude Grande
- 18h: Abraço do Açude
- 19h: Tribuna Livre e show com Zé Vicente
- 23h: Descanso

31 de julho – domingo

- 04h: Despertar
-

Assembleia extraordinária da CPT - Regional PI.

Nestes ultimos anos a CPT vem repensando suas estratégias de ação junto aos povos do campo, é necessário diante das exigências conjunturais e estruturais, para dar uma resposta a missão, a qual a CPT se propõe.

Tendo em vista estas mudanças a CPT Nacional em assembleia fez alteraçãoe em seu Estatuto Social, com isso precisamos adequar os regimentos internos nos regionais.

Para isso no dia 30 de junho de 2011 representantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais das áreas e grupos acompanhados pela CPT, e agentes da pastoral, estarão reunidos em assembleia, com o obejetivo de adequar o regimento interno da CPT Regional ao Estatuto Social da CPT Nacional.