quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Queimadas trazem transtornos à população na zona Sul de Teresina

28/08/2012 12:30


Todos os anos nessa mesma época as queimadas chamam bastante atenção e uma série de consequências. Devido ao vento forte e à baixa umidade, a fumaça das queimadas e as cinzas se proliferam trazendo vários transtornos à população. Na zona sul, o problema parece ser ainda maior, já que lá é um dos lugares onde há mais focos de queimadas em virtude dos terrenos baldios.
 

A equipe de reportagem do Jornal Meio Norte flagrou ontem (27), no bairro Santo Antônio, uma dessas queimadas. A fumaça do local já podia ser avistada ao longe e estava bem próximo a muitos pontos comerciais e até residências.
Mas não é difícil presenciar cenas como essas. Em vários bairros da região, como no Lourival Parente, em terrenos baldios o chão escuro evidencia que ali passou recentemente por uma dessas queimadas. E as consequências quem sente são os moradores.
Para Mariana Alves, moradora do Lourival Parente, isso tem gerado muitos incômodos. “Está muito ruim. Na hora que a gente termina de limpar a casa, já está sujo do mesmo jeito por causa das cinzas. A fumaça também incomoda muito. Tenho um filho com problema de asma e eu fico muito preocupada porque incomoda bastante”, afirma.
 

De acordo com o educador ambiental Reginaldo Muniz, esse é um problema comum nas áreas mais distantes do centro. Isto porque, em virtude da grande quantidade de matagais, se torna local propício para as queimadas.
O problema é que, em virtude da situação climática, as queimadas se agravam. “Está tendo muitas queimadas e muitas delas são criminosas. Nesse período de B-R-O-BRÓ é agravado, pois qualquer coisa já pode provocar um incêndio, por conta dos ventos fortes”, explica.

E as consequências não são apenas para a flora e fauna, mas sobretudo para a saúde de quem precisa enfrentar o problema diariamente. 
Fotos: divulgação
Fonte: Meio Norte