terça-feira, 19 de julho de 2011

Acompanhamento aos Grupos de Mulheres Quebradeiras do Coco


As Irmã Josélia Diniz Carvalho e Roselei Bertoldo, assessoras da CPT, desenvolvem um trabalho junto aos diversos assentamentos, de modo especial, junto aos grupos de Mulheres Quebradeiras de Coco, no Município de Miguel Alves, PI, uma fez ao mês é feito formação, monitoramento, ou avaliação das atividades junto aos grupos de trabalhadores e trabalhadoras.
Nos dias 18 e 19 de julho estiveram presente em 4 grupos de mulheres com o objetivo de avaliar o semestre e planejar as atividades, foram momentos forte de organização de cada grupo.
Existe uma significativa caminhada em cada grupo com suas especificidades, todas lutam pela sobrevivência através do cultivo nos assentamentos e pequenas iniciativas de geração de renda com a venda do azeite, mesocarpo do coco babaçu, cultivo de hortas, fabricação de sábão, artesanato etc.
Depois de passarmos o primeiro dia no assentamento Retrato e Ezequiel, nos dirigimos ao
Assentamento Paraiso São Benedito, com um lindo pôr-do-sol que nos acolheu, o nome já faz alusão ao paraíso, que encontramos logo na chegada. Fomos acolhidas com toda comunidade reunida em volta da casa de farinha, era uma festa, muita farinhada.
Na agorvila moram 12 famílias, elas vivem do cultivo do feijão, milho, arroz, mandioca e hortaliças.
Ao visitarmos os quintais nos deparamos com uma riqueza imensa, fruto do cuidado que as mulheres tem com a terra, em cada quintal há um horta com muitas hortaliças, legumes, também muitas árvores frutiferas, nos deliciamos com mamão apanhado na hora por nós mesmas.
Há uma organização muito sólida, as famílias são unidas e lutam pelos direitos, o que garante melhores condições de vida.

Horta comunitária com irrigação, uma experiência nova para o Assentamento.
Canteiros com coentro e cebola verde.
Horta comunitária.
Foi uma experiência muito boa lavar a massa da mandioca, a postura dá muita dor nas costas, imagine passar um dia todo na luta, as mulheres são de fato muito fortes e resistentes.

Mulheres lavando a massa para tirar a goma, para fazer tapioca e outras delicias....
Depois da goma pronta, agora é só secar ao sol.