terça-feira, 11 de outubro de 2011

Arte na Praça






TRABALHO ESCRAVO BASTA!

Vamos conscientizar conscientizar para não escravizar.

Assentamento Nova Conquista – Monsenhor Gil, PI.

O projeto VAMOS CONSCIENTIZAR, CONSCIENTIZAR PARA NÃO ESCRAVIZAR teve como objetivo mostrar para a sociedade civil local a grande necessidade de erradicar e combater o Trabalho Escravo no município.

Foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro e 01 e outubro as atividades de prevenção e conhecimento dos direitos.

Nos dias 26 e 27 de setembro foram realizadas palestras nas escolas Raimundo Pessoa, Noronha filho e CRAS – Centro de Referência e Assistência Social envolvendo cerca de 150 alunos e professores do ensino médio, com explanação sobre o ciclo do aliciamento e do trabalho escravo, depoimentos de trabalhadores vitimas da migração forçada e trabalho escravo, como também a exibição de filme Aprisionados por Promessas e distribuição de matérias sobre a temática.

Nos dias 26 e 30 de setembro houve entrevistas com depoimentos dos trabalhadores vitima da escravidão na rádio local nos diversos programas exibidos pela mesma atingindo a população local de aproximadamente 10.000 habitantes.

A semana de prevenção culminou com o encerramento Um Dia de Arte na Praça, um evento com show, apresentações artísticas e distribuição de materiais sobre trabalho escravo como também com depoimentos dos trabalhadores vitimas da escravidão na praça D.Mariquinha, atingindo a população em geral do município e outros como Palmeirais e Teresina. Encerramos esse dia com uma grande confraternização da vida e com a esperança de que através da arte, da educação e com a implantação de políticas públicas seremos capazes de dar um basta ao trabalho escravo em Monsenhor Gil, no Piauí e no Brasil. Só mudamos a realidade com a prática e entendo que o ser humano se sobrepõem ao capital.

Associação do Assentamento Nova Conquista – Monsenhor Gil

Apoio: Comissão Pastoral da Terra/PI e CNBB

Joana Lucia Feitosa