terça-feira, 12 de junho de 2012

Vida e Dignidade nos Cerrados Piauiense


VISITA AS AREAS CORRENTINHO, RIO PRETO E URUÇUIUNA.
BOM JESUS PI
 
 
 

 

 Necessidade e emergência      
A luta pela terra faz parte da história do Brasil. Muitos foram os grupos sociais que lutaram pelo direito a terra na nossa história. Para muitos, este é um tema e uma luta superada, pois atualmente, a reforma agrária não seria um pré-requisito para promover desenvolvimento. No entanto, hoje são inúmeras as demandas por terra, água de qualidade e outras políticas públicas que mantenham os homens e mulheres no campo.  Nesse sentido, a Comissão Pastoral da Terra com a Universidade Federal do Piauí realizou uma visita na localidade de Correntinho, no futuro assentamento Rio Preto e na Estação Ecológica de Uruçui-Una buscando conhecer as diferentes realidades desse espaço. Nesse contexto foi possível detectar os graves problemas históricos dessa comunidade. Um deles refere-se à ausência de políticas públicas no local. Em entrevista informal com o grupo de moradores percebemos que mais de 50% não possuíam acesso a bolsa família. Por outro lado, se percebe como positivo a convivência harmoniosa com os recursos naturais, a resistência na terra e a presença do Pe. João que é uma figura de destaque e empenhada nas lutas das comunidades locais.
Nessas localidades a Comissão Pastoral da Terra vinculada a Igreja Católica está desenvolvendo o projeto VIDA E DIGNIDADE NOS CERRADOS PIAUIENSE. Serão realizados quatro cursos com temáticas que promovam a sustentabilidade das famílias nestas áreas. A primeira formação discutirá os impactos dos grandes projetos de desenvolvimento. Além dessa, serão realizadas as oficinas de convivência sócio-ambiental nos Cerrados, resgate de tradições culturais, um Seminário sobre espiritualidade dos Cerrados e um Curso sobre aproveitamento dos frutos dos cerrados e economia solidaria.
Espera-se que estas formações possam promover e construir novos espaços de convivência com o cerrado piauiense.
Reafirmamos que a permanente luta e mobilização dos movimentos sociais é altamente necessária, pois enorme é a investidura do grande capital no campo expulsando muitos camponeses de seus espaços de VIDA.

Janailton Coutinho
Professor da UFPI

Antônio Eusébio de Sousa
Assessor da Comissão Pastoral da Terra
Regional Piauí