segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agentes da CPT - PI participam do II Seminário Nacional sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.

II Seminário Nacional sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.

O enfrentamento ao Tráfico de Pessoas já é assumido por diversas entidades e cada vez mais juntamos forças para a erradicação do mesmo.

Com objetivo de compreender o panorama atual do tráfico de pessoas no Brasil, identificando problemas e as ações desenvolvidas, para fortalecer a ação pastoral frente a essa realidade no Brasil.

Participaram diversas entidades, dentre elas a Comissão Pastoral da Terra e Rede Um Grito Pela Vida. Foi um momento forte de aprofundamento da temática e articulação das entidades, que em parceria somam forças no enfrentamento e erradicação do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo, retirada de órgãos e exploração sexual.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, enfatizou que é preciso "lutar pela dignidade de nossos irmãos e nossas irmãs” em situação de vulnerabilidade social que são explorados/as pelas redes do tráfico de pessoas.

Na abertura do seminário, dom Enemézio Lazari, bispo de Balsas (MA) e membro da Comissão Episcopal para o serviço de caridade da Justiça e Paz da CNBB, falou sobre a importância de se promover a ação em favor das pessoas mais vulneráveis. "São homens, mulheres e crianças que são vendidos para enriquecer pessoas sem escrúpulos”, enfatizando a importância de realizar um trabalho em conjunto entre atores de diferentes organizações sociais ou religiosas no enfrentamento à rede organizada do tráfico humano.

Socialização das experiências do trabalho de prevenção e alternativas para combater o tráfico de pessoas e trabalho escravo.
Experiência dos trabalhadores do Assentamento Nova Conquista - Monsenhor Gil, PI.
Rede um Grito Pela Vida - CRB
Grupos de trabalho da CNBB.
Mistica de abertura, Leitura do texto de Ez, 22 ss

Rompendo as correntes da escravidão
Situações que escravizam



Abertura do encontro.
Na abertura do seminário, dom Enemézio Lazari, bispo de Balsas (MA) e membro da Comissão Episcopal para o serviço de caridade da Justiça e Paz da CNBB, falou sobre a importância de se promover a ação em favor das pessoas mais vulneráveis. "São homens, mulheres e crianças que são vendidos para enriquecer pessoas sem escrúpulos”, enfatizando a importância de realizar um trabalho em conjunto entre atores de diferentes organizações sociais ou religiosas no enfrentamento à rede organizada do tráfico humano