sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais uma morte de trabalhador.

Foi morto na manhã desta quinta-feira mais um líder de ocupação no Pará. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Valdemar Olivera Barbosa, conhecido como "Piauí", foi assassinado a tiros por dois pistoleiros que estavam em uma moto. A vítima trafegava de bicicleta pelo bairro de São Félix, em Marabá.

Valdemar era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, no município de Marabá. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar na capital, onde ajudou a organizar uma ocupação urbana na Folha 06, no bairro Nova Marabá, onde residia.

Há mais de um ano, ele passou a coordenar as famílias que ocupavam a Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. No fim do ano passado as famílias foram despejadas, mas Valdemar ameaçava uma reocupação do local. De acordo com informações obtidas pela CPT, a Fazenda Califórnia é envolvida com a atividade pecuária e de carvoaria. A CPT desconfia de que pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel.

Até o fim da tarde de hoje, a polícia não tinha qualquer informação sobre a autoria do crime. Depois do assassinato dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, esse é o quarto trabalhador assassinado, somente no Pará, do mês de maio deste ano até agora. Há fortes indícios de que os crimes tenham sido cometidos por motivação agrária, ou seja, disputa pela terra. Nenhum suspeito de envolvimento nos seis crimes foi preso até o momento.