segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Reunião com os Grupos de Mulheres dos Assentamentos em Miguel Alves.

Visando fortalecer o empoderamento das mulheres quebradeiras de coco, A Comissão Pastoral da Terra realizou no ultimo dia 22/08 uma visita de articulação e monitoramento dos trabalhos realizados nas casas de produção dos assentamentos em Miguel Alves-PI.

O dia foi de articulação e monitoramento junto aos grupos de mulheres dos Assentamentos Todos os Santos, Ezequiel e Retrato. Irmã Roselei Bertoldo facilitou as reuniões e teve como pauta: Partilha das atividades realizadas e andamento dos grupos; Funcionamento da máquina de moagem e organização dos dias e equipes e também a Coordenação dos grupos e papel de cada uma (coordenadora, secretária e tesoureira) para o melhor andamento dos trabalhos. Também foram repassados informes como baixo-assinado para a instalação de uma delegacia da mulher na cidade, registro da associação das Quebradeiras de Coco, agenda de cada grupo.
.
As três casas juntas reúnem em associação mais de 60 mulheres que, semanalmente, produzem tapetes artesanais, bolsas e sabão, além da realização da moagem do coco de babaçu e milho. O próximo passo é a realização de oficinas sobre a produção de produtos artesanais como confecção de mini-tepetes, bonecas e o aproveitamento do coco babaçu.
.
Ir. Rose também lembrou os grupos sobre a realização da III Encontro das Quebradeiras de Coco que acontecerá nos próximos dias 09 e 10 de outubro na comunidade Ezequiel. Além de ser uma oportunidade para a troca de experiência entre os grupos que integram a Associação das Quebradeiras de Coco de Miguel Alves, será uma oportunidade para discutir a saúde da mulher, bem como, a análise das políticas públicas do município voltados para o segmento.
.
“É importante destacar neste processo de organização das mulheres, o empenho que cada grupo vem fazendo para o bom andamento dos trabalhos. Num primeiro momento foram construída as casas de produção, porem o desafio agora é maior no que se refere a continuidade da organização das mulheres. Destaco como imprescindível para cada grupo a organização interna para que cada um tenha autonomia. A capacitação e geração de renda, a continuidade da formação na dimensão humana e de relações, gênero” destaca Ir. Rose.

SUPERANDO AS DIFICULDADES – Nas falas feitas pelas quebradeiras de coco durante as reuniões, foi colocada a dificuldade de distribuição das produções feitas na casas e tentativa de desestímulo dos grupos , porém, as reuniões das mulheres, segundo declaram, tem sido o fator de motivação para que os grupos sigam firmes e se consolidem ainda mais nos assentamentos.


Produção de bolsa.
Mulheres felizes com a produção de tapetes
Exposição do material produzido pelas mulheres.
Boneca produzida por Rosilene da Comunidade do Ezequiel, que irá dar o curso de boneca para as mulheres.
Mulheres do Assentamento Retrato e Ezequiel.


Mulheres da Casa de Produção do Assentamento Todos os Santos.