segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DECRETADOS OS MANDADOS DE PRISÃO DE ASSASSINOS DE SINDICALISTA EM MARABÁ.

Já estão em Marabá, sudeste do Estado, os três homens acusados de envolvimento na morte do sindicalista Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí. O fazendeiro Vicente José Corrêa Neto é apontado como o mandante do crime. Os outros dois presos são Diego Pereira Marinho e Valdenir Lima dos Santos, acusados de serem os pistoleiros.

Os três tiveram mandados de prisão preventiva decretados pelo juiz César Lins, da Comarca de Marabá, nesta quinta-feira (1º). As ordens de prisão foram decretadas após a confissão de Diego Marinho, preso ontem sob acusação de ter participado de um duplo homicídio em Marabá, há 15 dias. Em depoimento prestado ao delegado Victor, Diego confessou não só as duas mortes como também disse ter sido contratado pelo fazendeiro para matar 'Piauí', como era conhecido o sindicalista. Ainda, segundo o relato, o comparsa dele no crime foi Valdenir.

De acordo com o delegado Vitor Leal, Diego e Valdenir seriam responsáveis por, pelo menos, quatro mortes na região. 'Tratam-se de matadores de aluguel, típicos pistoleiros', enfatizou. Ainda hoje, o delegado vai ouvir o depoimento do fazendeiro, na Deca (Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá), sobre o crime.

Segundo informações apuradas durante as investigações, Valdemar era integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Marabá. Ele foi morto enquanto caminhava por uma rua no bairro São Félix por dois homens em uma moto. No ano passado, ele coordenou a ocupação da Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. A fazenda foi desocupada pela Polícia Militar no final do ano passado, mas Valdemar ameaçava novamente invadir a propriedade. Vicente Neto é o dono da fazenda. Essa teria sido a motivação do crime. Os acusados permanecerão recolhidos em Marabá à disposição da Justiça. (FONTE: O Liberal)