quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Visita da CPT-PI fortalece lutas das mulheres em Esperantina

Com o objetivo de criar e fortalecer a luta dos grupos de mulheres trabalhadoras rurais organizadas, a Comissão Pastoral da Terra (CPT-PI) realizou visita ao Assentamento Canto, localizado na cidade de Esperantina-PI, região norte do Estado. No local, 26 famílias já estão assentadas, porém, o espaço tem capacidade para abrigar 30 famílias.

Inicialmente, as mulheres foram motivadas para discutir em grupo o significado das palavras “Conquista”, “Consciência” e “Justiça”. Nesta reflexão, as assentadas e demais participantes da reunião destacaram a luta pela moradia digna, compromisso com a causa, responsabilidade, liberdade de escolha, acesso a água, terra, escola, energia e aos financiamentos.

Roselei Bertoldo, representando a CPT Regional, lembrou a importância da organização para o progresso dos assentamentos bem como o processo de construção das conquistas.

A intenção é criar um grupo de mulheres assentadas para realização de encontros formativos sobre direitos das mulheres, trabalhistas e geração de emprego e renda com a produção de sabão e produtos de artesanato.

Uma nova reunião será feita com o grupo de mulheres nos dias 13 e 14 de fevereiro, oportunidade em que será aplicado um questionário social com as mulheres. Também acompanharam a visita, os conselheiros da CPT da Diocese de Parnaíba Genésio e Dicioneide.




Por: Magnus Regis