sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Visita ao assentamento Nova Conquista, Esperantina, PI

Celebrando os nove anos de luta pela posse da Terra, pela resistência das famílias e permanência na terra a CPT-PI (Joana Lucia e Ir. Rose) visitaram o Assentamento Nova Conquista, em Esperantina-PI.

Após a celebração, as entidades presentes fizeram sua fala de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras pelos tantos anos de resistência na luta.


Na ocasião foi lido o oficio que comunica a vistoria do imóvel que é de propriedade do Sr. Epolito de João do Rego Castro, que é composto pelas Glebas Ninho da Ema, Mundo Novo, Montanhas, Pau D’arco Grande, e Baixão das Melancias, todas encravadas na data Barreiras, localizada no Município de Esperantina. Uma área de 600.8693 hectares.


Dona Gracinha, presidente da Associação, fez os agradecimentos a todos e todas que estavam presentes pela presença e pelo incentivo na luta, de modo especial pelas famílias que revistem na terra e dela tiram o seu sustento: lideranças, Sindicato, CPT, Companheiros do Assentamento Barra do Taquari, Padre e trabalhadores e trabalhadoras.

Participaram do evento pela CPT-PI Joana Lúcia e Ir. Rose

Visitas aos Grupos de Mulheres de Assentamentos em Esperantina,PI

A Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí esteve presente nos assentamentos Capitão de Campos e Canto para uma visita aos grupos de mulheres.

No assentamento Capitão de Campo, a visita teve como objetivo acompanhamento dos trabalhos do grupo e o planejamento das atividades.


Foi realizada uma partilha das experiências do trabalho, onde as mulheres destacaram como fundamental no processo de caminhada do grupo: o conhecimento adquirido, “na região somos mais conhecidas, as mulheres que produzem sabão”, “somos felizes por poder produzir algo e vender. Isso ajuda na renda familiar”, é muito bom poder aprender e passar para outras mulheres este aprendizado.

O grupo está animado e tem uma agenda de atividades para arrecadar mais recursos para o grupo.

O grupo vai dar o curso a outras mulheres no assentamento Canto, nos dias 30 e 31 de outubro de 2009. “Estamos animadas em poder repassar o aprendizado a outras mulheres” relatam.

Também foram agendadas para o ano de 2010 duas oficinas temáticas sobre Gênero e Direitos e Gênero e saúde da mulher.

Vista ao Assentamento Canto, Esperantina, PI

No assentamento Canto, deu-se inicio ao processo de formação do grupo das mulheres. Esse é um desejo antigo das assentadas que, segundo elas, estão em uma comunidade muito isolada e por conta disso nasce o desejo de, não apenas formar um grupo, mas de lutar pelos direitos das mulheres, conquistar a independência, discutir os problemas, somar e unir forças, formar um grupo.

Após conhecer a realidade e ouvir o grupo, Joana Lucia, colocou o que é a CPT-PI e os eixos de trabalho. Ela destaca que dentre os eixos está, a questão de Gênero, qual o objetivo e também o acompanhamento do que é possível nesta dimensão.


Na reunião, cada uma foi expressando as motivações que as fazem formar um grupo e os passos que já foram dados para a formação do mesmo.

Também foram agendadas algumas atividades: primeiro o curso de sabão que será ministrado pelo grupo das mulheres de Capitão de Campos; oficinas sobre gerenciamento de créditos, saúde da mulher, gênero e trabalho escravo.

O grupo vai se encontrar para fazer o planejamento e todo processo de organização.