segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Sem-terra ocupam Prefeitura de União - PI

Cerca de 250 Pessoas ocuparam no dia 22 de novembro a sede da Prefeitura de União. A ocupação foi promovida pela associação de Moradores de Tranqueira e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.
A ocupação é uma forma de pressão para que a Prefeitura faça o cadastro dos moradores, que o Instituto de Terras do Piauí faça um levantamento da área e que o Governo do Estado regularize o terreno, como havia sido acordado no dia 29 de agosto deste ano, mas não foram tomadas as providências pelos órgão públicos.
170 famílias ocupam 557 hectares na localidade de Tranqueira desde 19 de novembro de 2004. Segundo Manoel Mariano de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, a ocupaçao ocorreu porque as providências que os órgão públicos se comprometeram não foram cumpridas. Ele ainda disse que estão aumentando os conflitos no campo em União por causa da expansão da área de plantio da Comvap, empresa que produz álcool e açúcar. "Agora estão querendo despejar os moradores da localidade Saco".

Encontro CPT

A Comissão Pastoral da Terra esteve reunida no dia 09/11/2007 na Bahia para um dia de encontro. No primeiro momento houve troca de experiencias sobre as várias formas de armazenamento de água. O que nos chamou atenção é a cisterna de enchorrada e a outra é a barragem subterrânia. No Piauí se trabalha com a cisterna calçadão.
Com o conhecimeto deta nova técnica, pretendemos trazer esta experiência da cisterna de enchorrada e subterrânea para o Forum Piauiense e discutir quais as possiblididades de implementação no Piauí, tendo em vista que estas causam menos impacto amabiental
A barragem subterrânea possibilita acumular água no subsolo, podendo fazer plantio ao seu redor.
JOdian Aparecido.