segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Romaria reúne piauienses contra o trabalho escravo


Milhares de romeiros se reuniram em Corrente, há 920 quilômetros de Teresina, para chamarem atenção sobre o problema da migração forçada e o trabalho escravo no Estado. Pelo menos cinco mil romeiros representando todas as dioce-ses do Regional Nordeste IV, participaram do evento no sábado e domingo.

As caravanas começaram a viagem na sexta-feira, 31, e foram recepcionadas pelos moradores da cidade sede, que se organizaram para acomodar os romeiros em suas próprias casas. Após a acomodação, os romeiros conheceram o memorial, um espaço destinado a contar as histórias das romarias. Ao sair do memorial, os romeiros se dirigiram à tenda onde estava exposto o santíssimo sacramento enfatizando o momento espiritual do evento.


O arcebispo de Teresina, Dom Sergio da Rocha, salientou a importância da participação de todas as oito dioceses do Piauí na 11ª Romaria da Terra e da Água. Segundo ele, a Regional é uma grande família que pode crescer em comunhão eclesial e em comunhão solidária com o povo mais sofrido. Ele comple-menta que a escolha do tema migração forçada e trabalho escravo foi de suma importância, pois assim, se pôde tomar consciência da gravidade da situação que está no meio de nós.


Um dos momentos fortes do evento foi a tribuna livre, que aconteceu no palco montado na frente da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Durante este momento, os romeiros denunciaram todo tipo de trabalho escravo.


De acordo com denúncia da Comissão Pastoral da Terra-CPT, apesar da extinção da escravidão no Brasil, nos últimos anos se tornou comum ouvir falar em trabalho escravo no rádio na televisão e em outros meios de comunicação.

Em 2008, 5.244 trabalhadores foram resgatados no Brasil, grande parte dos registros da escravidão ocorre na indústria de álcool, açúcar e do agronegócio de grãos nos cerrados.

Fonte: Renato Bezerra / Jornal Diário do Povo
LINK: http://www.diariodopovo-pi.com.br/geral_materia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário