segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PI: Igreja Católica reúne mais de cinco mil na 11ª Romaria da Terra e da Água



A Igreja Católica do Piauí reuniu mais de cinco mil pessoas durante o sábado (1) e o domingo (2) na 11ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. Esta edição trabalhou com o tema Migração Forçada e Trabalho Escravo e foi realizada na cidade de Corrente, extremo sul do Piauí. A cidade é considerada porta de entrada e saída para esta prática criminosa.


Tribuna Popular lotou a praça da cidade de Corrente


No sábado, foi feita a acolhidas dos romeiros e romeiras e o encaminhamento para as casas da cidade. A programação foi iniciada durante a noite com a Tribuna Popular que explorou o tema através de falas, músicas e apresentações teatrais.

Segundo Gregório Borges, integrante da Comissão Pastoral da Terra no Piauí, este ano já foram registrados mais 16 casos de trabalho escravo no Piauí envolvendo mais de 800 trabalhadores.

Ainda no sábado, foi instalado o Memorial das Romarias. O espaço contou com fotos das últimas edições das romarias e ainda a exposição dos mártires da terra e também informações sobre o Trabalho Escravo no Piauí.





Memorial das Romarias




Dramatização da exploração de mão-de-obra



Já na madrugada do domingo, os romeiros participaram da caminhada em defesa da água, simbolizada pela visita ao Rio Corrente. Logo em seguida uma missa campal, encerrou a programação. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha.

Romeiros das dioceses de Teresina, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Bom Jesus participaram do evento realizado pela CNBB e as pastorais sociais da Igreja: Cáritas, Pastoral do Migrantes, Comissão Pastoral da Terra regional do Piauí dentre outras entidades.









Fotos getilmente cedidas pela Comissão Pastoral da Terra - Piauí


Nenhum comentário:

Postar um comentário