Na 17º edição do Grito dos Excluídos as pastorais sociais de Teresina, PI, marcaram presença na avenida Marechal Castelo Branco, onde aconteceu o desfile cívico-militar de 7 de setembro. Foi uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste IV cujo tema: "Pela Vida grita a Terra...Por direitos todos nós" e tem como objetivo dar continuidade às questões levantadas pela Campanha da Fraternidade 2011 como o tema "Fraternidade e Vida no Planeta".
As Pastorais Sociais, movimentos populares, e outras organizações denunciaram contra o trabalho escravo, tráfico de pessoas, exploração sexual, violência contra as mulheres, corrupção, concentração de terra, destruição do meio ambiente, implementação dos grandes projetos, contra a construção de barragens e hidrelétricas no Estado e o desmatamento na região de Palmeirais e falta de investimentos com faixas, bandeiras, carros de som e uma apresentação teatral de um grupo de dança de Palmeirais.
A CPT marcou presença na coordenação do evento, com a presença dos trabalhadores e trabalhadoras, vindas de diversas cidades, levando como bandeira de luta os gritos dos sem terra, da migração forçada, trabalho escravo, dos atingidos pelos grandes projetos, somando forças com os demais gritos.
O grito teve um eco forte, sofrido, denunciando que este país que é rico em suas belezas maturais, sua forte economia, ainda exclui a maioria de sua população, enquanto houver milhões de brasileiros e brasileiras em situação de pobreza, a independência ainda é um sonho a ser conquistado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário