COORDENAÇÃO ELEITA: Joana Lúcia Feitosa Neta, Antonio Eusébio de Sousa e Ir. Maria Nair de Sousa Lima.
UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM BUSCA DOS DIREITOS
A Comissão Pastoral da Terra tem como objetivo contribuir para a conquista da cidadania, através do apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da terra, na sua formação, organização, na busca de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, onde a vida seja de fato respeitada e as pessoas se sobreponham ao capital.
Ao longo de sua história, a Comissão Pastoral da Terra tem sido uma presença constante nas organizações de base dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, nos grupos de mulheres e trabalhadores escravizados ou super-explorados, nas ocupações e nos conflitos de terra.
A CPT está presente em seis microrregiões: Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A CPT tem três eixos prioritários de atuação que são: Terra, Água e Direitos. Dentro dos Direitos abraçamos duas bandeiras específicas: a do Combate e Prevenção ao Trabalho Escravo e a das Relações Sociais de Gênero.
Como parte dessa estrutura, a Comissão Pastoral da Terra do Piauí realiza a cada 3 anos assembléias de Lavradores e Lavradoras, nas seis microrregiões. A assembléia regional aconteceu em Teresina, na Fundação Nossa Senhora da Paz, nos dias 04 e 05 de novembro. As assembléias são momentos de formação, analise da realidade, mas sobretudo, de podermos rever nossas atividades, avaliar os passos dados, bem como projetar o novo Triênio que se aproxima.
Nesta assembléia regional foram abordados assuntos como:
· Análise da Conjuntura;
· Socialização das Ações da CPT (Triênio 2009 a 2011)
· Planejamento Estratégico
· Construção das Linhas de Ação da CPT (Triênio 2012 a 2014)
· Processo eleitoral (Coordenação, Conselhos Fiscal e Regional)
Neste compromisso com o projeto de uma sociedade mais justa e fraterna, entendemos que a luta por reforma agrária passa também pela organização, e sobretudo, por uma construção democrática, onde a participação de cada um e cada uma é fundamental para avançamos na caminhada em busca por mudanças concretas em nossa realidade.
Celebrando a vida e as conquistas, ao longo do triênio.
Trabalhos em grupos
Momento de mística
Abertura da assembleia
Nenhum comentário:
Postar um comentário