terça-feira, 29 de novembro de 2011

1º DE DEZEMBRO DIA ESTADUAL DE LUTA


PELA REFORMA AGRARIA

No Piauí a concentração de terra se dá em quase todo território gerando conflitos agrários que perduram desde a criação das Sesmarias. Essa concentração exclui aproximadamente 200 mil famílias de trabalhadores rurais do acesso a terra. Além dos grandes imóveis rurais regularizados, há uma forte grilagem de terras “ocorridas pelas interferências diretas e indiretas de grupos políticos e grupos empresariais, locais e originários de outros Estados da federação.

Em função de toda essa problemática o dia primeiro de dezembro foi instituído DIA ESTADUAL DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA, dia esse marcado pela a morte de uma trabalhadora rural, Antônia Flor que nasceu no dia 05 de agosto de 1904, no lugar Gameleira, no município de Piripiri. Exerceu durante 50 anos a posse fática sobre a gleba de terra onde trabalhava e resistiu corajosamente às muitas tentativas de despejo. Foi vitima de assassinato aos 80 anos de idade no dia 1º de dezembro de 1984. A luta de Antônia Flor ensejou a primeira ação concreta de caráter reivindicativo pela desapropriação, por interesse social para fins de reforma agrária, da gleba Gameleira que foi desapropriado e criado o Projeto de Assentamento no dia 1º de dezembro de 2005.

A Comissão Pastoral da Terra neste dia 1º de dezembro realiza evento comemorativo e reivindicativo de políticas de acesso a terra, bem como a implementação de políticas públicas para o campo. Neste ano de 2011 esse evento acontecerá nos dias 30/11 e 1º de dezembro no Colégio Santo Afonso localizado no Bairro Socopo, onde realizaremos um seminário com a presença de 150 trabalhadores(as) rurais vindo de todo estado do Piauí, onde será debatido as questões agrária e ambientais, ao tempo em que entregaremos no dia 1º às 11 horas documentos reivindicatórios ao INCRA, INTERPI e IBAMA.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Manifestantes interditam BR-316 em protesto ao edital de leilão do rio Parnaiba.

Membros da Campanha em defesa das terras , das águas e dos povos do Piauí estão interditando a BR-316, próximo a estaca zero, em protesto ao edital de leilão de novas hidrelétricas no rio Parnaíba pela Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel) na última sexta-feira (18).


Muitos das famílias que moram nas proximidades do rio estão sendo deslocadas para outras áreas sem assistência.

A manifestação que tem como objetivo mobilizar a sociedade piauiense em defesa das riquezas naturais.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Assembleia CPT Piauí, eleição da nova coordenação Regional e Conselho.


COORDENAÇÃO ELEITA: Joana Lúcia Feitosa Neta, Antonio Eusébio de Sousa e Ir. Maria Nair de Sousa Lima.

UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM BUSCA DOS DIREITOS

A Comissão Pastoral da Terra tem como objetivo contribuir para a conquista da cidadania, através do apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da terra, na sua formação, organização, na busca de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, onde a vida seja de fato respeitada e as pessoas se sobreponham ao capital.

Ao longo de sua história, a Comissão Pastoral da Terra tem sido uma presença constante nas organizações de base dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, nos grupos de mulheres e trabalhadores escravizados ou super-explorados, nas ocupações e nos conflitos de terra.

A CPT está presente em seis microrregiões: Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A CPT tem três eixos prioritários de atuação que são: Terra, Água e Direitos. Dentro dos Direitos abraçamos duas bandeiras específicas: a do Combate e Prevenção ao Trabalho Escravo e a das Relações Sociais de Gênero.

Como parte dessa estrutura, a Comissão Pastoral da Terra do Piauí realiza a cada 3 anos assembléias de Lavradores e Lavradoras, nas seis microrregiões. A assembléia regional aconteceu em Teresina, na Fundação Nossa Senhora da Paz, nos dias 04 e 05 de novembro. As assembléias são momentos de formação, analise da realidade, mas sobretudo, de podermos rever nossas atividades, avaliar os passos dados, bem como projetar o novo Triênio que se aproxima.

Nesta assembléia regional foram abordados assuntos como:

· Análise da Conjuntura;

· Socialização das Ações da CPT (Triênio 2009 a 2011)

· Planejamento Estratégico

· Construção das Linhas de Ação da CPT (Triênio 2012 a 2014)

· Processo eleitoral (Coordenação, Conselhos Fiscal e Regional)

Neste compromisso com o projeto de uma sociedade mais justa e fraterna, entendemos que a luta por reforma agrária passa também pela organização, e sobretudo, por uma construção democrática, onde a participação de cada um e cada uma é fundamental para avançamos na caminhada em busca por mudanças concretas em nossa realidade.



CONSELHO REGIONAL: Sebastião Domiciano dos Santos, João delmiro Carvalho, Genésio Magalhães Alves, Maria Dicioneide Fontenele, Raimundo Oliveira Cardoso, Antonio Sousa, Ana Lúcia Silva Nascimento, Alberleda Barros Oliveira, Félix Neres dos Santos, Marlene Alves da Silva Soares, Chagas Martins de Sousa, Maria Raimunda do Carmo Santos. CONSELHO FISCAL: Genésio Magalhães Alves, Ana Lúcia Silva Nascimento e Raimundo Oliveira Cardoso.
CONSELHO FISCAL: Genésio Magalhães Alves, Ana Lúcia Silva Nascimento e Raimundo Oliveira Cardoso.
Celebrando a vida e as conquistas, ao longo do triênio.
Trabalhos em grupos
Momento de mística
Abertura da assembleia