sexta-feira, 24 de junho de 2011

CPT REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ÁREAS DE CONFLITOS

Nos dias 16 e 17 do junho de 2011 aconteceram audiências pública nas áreas de conflitos Nova Santana, município de Cristino Castro, Sucruiú e Aroeira/Correntinho, município de Bom Jesus respectivamente. Participaram das audiências Lucinha e Gregório representando a coordenação da CPT Regional; Jeones, Ramon e Chagas Martins membros da equipe de CPT Diocesana de Bom Jesus, Paulo Gustavo chefe da Divisão de Obtenção de Terra no INCRA e os posseiros das duas áreas.

Nestas audiências foram tratados da situação em que se encontram as famílias, como também, das fases processuais em que se encontram os processos de desapropriação relativos às áreas em questão.

O processo de desapropriação da área denominada Sucruíú/Rio Preto, se encontra na fase conclusiva para criação do Assentamento, aguardando a liberação dos TDA (Títulos da Dívida Agrária) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Até setembro de 2011 está previsto a imissão de posse.

Nova Santana e Aroeira/Correntinho foram feitas as vistorias preliminares dos imóveis e já se encontram com laudos agronômicos favoráveis à desapropriação. A previsão de criação dos assentamentos é de até novembro de 2012.

As três áreas têm capacidade de assentar 210 famílias, envolvendo cercas de 1.050 pessoas. Isso significa a resolução de conflitos que a anos vem atormentando a vidas das famílias de posseiros com a proibição de cultivar a terra, derrubada de casas, expulsão das famílias, etc. Com isso vai proporcionar desenvolvimento para aquela região.

Essas audiências foram de fundamental importância para esclarecimentos sobre os processos e alimentar a esperança daquelas famílias em ter de volta a terra onde estão encravadas suas raízes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário