terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Piauí tem 10 empregadores na "lista suja" do trabalho escravo

Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nova relação com 220 empregadores com pendências no país. VEJA LISTA


Dez empresas do Piauí estão na lista atualizada do Cadastro de Empregadores flagrados explorando mão de obra escrava no país. A relação, renovada semestralmente e apelidada de "lista suja" dos empregadores, foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

Renato Alves/MTE

São 220 em todo o país, entre pessoas físicas e jurídicas, exceto casos não computados por força de decisão judicial e 14 que cumpriram requisitos exigidos e deixaram a lista, que conta com 88 novos nomes. Os principais motivos que mantêm empregadores no cadastro, segundo o MTE, é não quitação de multas, reincidência no crime e/ou efeitos de ações que tramitam na Justiça.

Os novos nomes foram inseridos após análise dos relatórios de fiscalização, pesquisas no Sistema de Acompanhamento do Trabalho Escravo, consultas no controle de processos e multas e recursos, e também em outros bancos de dados do governo federal para verificar se existem infrações.

No caso do Piauí, quase todos os nomes foram inseridos em 2010. O mais velho perdura desde 2004 e fica em Alvorada do Gurgueia. Por sinal, entre os empregadores fichados em solo piauiense, a maioria fica no Sul do Estado.

"A atualização semestral do Cadastro consiste basicamente na inclusão de empregadores cujos autos de infração estejam com decisão definitiva e não estejam mais sujeitos aos recursos na esfera administrativa, assim como a exclusão daqueles que, ao longo de dois anos, contados da sua inclusão no Cadastro, sanaram as irregularidades identificadas em inspeção do trabalho e atenderam aos requisitos previstos na Portaria", explica o assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, Marcelo Campos.

Veja abaixo a "lista suja" do trabalho escravo no Piauí

Esperança Agropecuária e Indústria Ltda - Fazenda Serra Negra, Aroazes/PI
Indústria, Comércio e Representações Família Betel Ltda - Fazenda Nova Fé, Cajapió, Parnaguá/PI
Lírio Antônio Parisotto - Fazenda Lírio Antônio Parisotto, Uruçuí/PI
Pedro Ilgenfrit - Fazenda Alegria, Antonio Almeida/PI
Airton Rost de Borba - Fazenda Borba, Monte Alegre do Piauí/PI
Antônio Odalto Smith Rodrigues de Castro - Perímetro Irrigado do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia/PI
Construtora Almeida Souza Ltda - Construtora Almeida Souza Ltda, Teresina/PI
Construtora Lima e Cerávolo Ltda. -
AHE Salto do Rio Verdinho, Corrente/PI
Edson Rosa de Oliveira - Fazenda Boi Gordo, Morro Cabeça no Tempo/PI
Eduardo Dall Magro -
Fazenda Cosmos, Ribeiro Gonçalves/PI

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário