quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Inesquecível


Tem um ditado popular que diz "Tudo que é bom dura pouco". Em parte concordamos com ele, porém, quando se trata de uma pessoa querida, o tempo cronólígico por mais que seja grande, torna-se pequeno, no entanto, sua marca fica gravada para sempre na nossa memória, como também a semente e os bons frutos que são deixados. Estamos falando da Ir. Rose que estará assumindo mais uma missão na sua vida, missão essa de servir e construir estradas para um mundo novo onde todas e todas tenha vida e vida plenamente.
Sentimos muito a sua saída da CPT, mais ao mesmo tempo, sentimos gratificados(as) pela enorme contribuição que deste ao nosso povo sofrido, especialmente às mulheres.
Obrigado Ir Rose. Que sua nova missão seja cheia de boas realizações,

Abraços de todos e todas que fazem a CPT Piauí.

Período de recesso da CPT Piauí

O Natal está chegando, celebramos a vinda do Deus Menino, que vem fazer morada em nós.
É tempo de reflexão e preparação para a chegada do ano novo. No dia 22 de dezembro concluiremos as atividades relativas ao exercício do ano de 2011.
Estaremos entrando em recesso a partir do dia 22/12 e retomaremos no dia 02 de janeiro de 2012.
Desejamos a todos e todas um feliz e abençoado natal e ano novo cheio de sonhos realizados.
Abraços de todos e todas que fazem a CPT Piauí.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Queridos amigos, e amigas da CPT – Regional, PI



Este tempo de Natal e espera do ano novo, nos convida a celebrarmos a esperança que renasce das relações de bem-querer e bem- viver, construída no dia a dia.

Que o bem-viver seja fecundado em nossa terra – chão onde pisamos e moramos com dignidade e justiça para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Na alegria do Deus que se faz menino, menina, comunicamos a você a nova coordenação colegiada da CPT, PI, para o triênio 2012 a 1014:

Joana Lucia Feitosa Neta

Antonio Eusébio de Sousa

Ir. Maria Nair de Sousa Lima.

Invocamos a proteção de Deus.

Feliz e abençoado Natal, um ano cheio de novas esperanças, onde cada uma, um seja portador da boa noticia revelada aos empobrecidos e empobrecidas.

CPT – Regional, PI

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Encontro do Conselho da CPT em Parnaiba - PI

Foram 5 dias de estudo, reflexão, avaliação e projeção da caminhada da CPT, 2011, 1012.
Num clima agradável, com a brisa do mar de Parnaíba, os conselheiros e conselheiras da CPT , secretáriado e coodenação, estiveram reunidos.
Além de muito trabalho, no dominho dia 18.12 o grupo teve a oportunidade de conhecer o Delta do Parnaíba, um ponto turistico do Estado.













quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Trabalho escravo no campo cresceu 23% em 2011, diz Comissão Pastoral da Terra

Levantamento parcial divulgado nesta segunda-feira (12) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostra que as ocorrências de trabalho escravo no campo tiveram aumento significativo no período de janeiro a setembro de 2011, na comparação com igual período do ano passado. Neste ano, foram registradas 218 denúncias à CPT e ao Ministério do Trabalho, contra 177 em 2010, o que representa um aumento de 23%, os flagrantes cresceram devido ao aumento da fiscalização e à maior participação da sociedade, mas o número de trabalhadores vivendo em condições análogas à escravidão também cresceu.

“O sistema vai lançando mão de formas de trabalho arcaicas para obter cada vez mais lucro”, disse. Segundo ele, tais condições são encontradas com mais freqüência no corte da cana-de-açúcar, na colheita de frutas como o tomate e na extração de madeira.

O número de pessoas resgatadas do trabalho escravo também passou de 3.854 em 2010 para 3.882 em 2011. De acordo com a CPT, a região Centro-Oeste concentrou quase 50% dos trabalhadores resgatados (1.914 do total), sendo 1.322 apenas em Mato Grosso do Sul. O maior crescimento, no entanto, foi verificado no Nordeste: a região, que registrou 19 ocorrências de trabalho escravo nos nove primeiros meses de 2010, foi responsável por 35 ocorrências no mesmo período de 2011 (aumento de 84%).

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

" Eu quero ver, eu quero ver acontecer! Um sonho bom, sonho de muitos/as acontecer"

Na alegria da partilha e na reflexão da caminha, no dia 04.12, o grupo de Trabalhadores/as do Assentamento Nova Conquista- M.Gil, realizou junto a CPT sua confretrenização de Final de Ano.
Foi momento de grandes emoções e alegria, onde partilhamos o caminho percorrido pelo grupo ao longo do ano de 2011.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DECRETADOS OS MANDADOS DE PRISÃO DE ASSASSINOS DE SINDICALISTA EM MARABÁ.

Já estão em Marabá, sudeste do Estado, os três homens acusados de envolvimento na morte do sindicalista Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí. O fazendeiro Vicente José Corrêa Neto é apontado como o mandante do crime. Os outros dois presos são Diego Pereira Marinho e Valdenir Lima dos Santos, acusados de serem os pistoleiros.

Os três tiveram mandados de prisão preventiva decretados pelo juiz César Lins, da Comarca de Marabá, nesta quinta-feira (1º). As ordens de prisão foram decretadas após a confissão de Diego Marinho, preso ontem sob acusação de ter participado de um duplo homicídio em Marabá, há 15 dias. Em depoimento prestado ao delegado Victor, Diego confessou não só as duas mortes como também disse ter sido contratado pelo fazendeiro para matar 'Piauí', como era conhecido o sindicalista. Ainda, segundo o relato, o comparsa dele no crime foi Valdenir.

De acordo com o delegado Vitor Leal, Diego e Valdenir seriam responsáveis por, pelo menos, quatro mortes na região. 'Tratam-se de matadores de aluguel, típicos pistoleiros', enfatizou. Ainda hoje, o delegado vai ouvir o depoimento do fazendeiro, na Deca (Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá), sobre o crime.

Segundo informações apuradas durante as investigações, Valdemar era integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Marabá. Ele foi morto enquanto caminhava por uma rua no bairro São Félix por dois homens em uma moto. No ano passado, ele coordenou a ocupação da Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. A fazenda foi desocupada pela Polícia Militar no final do ano passado, mas Valdemar ameaçava novamente invadir a propriedade. Vicente Neto é o dono da fazenda. Essa teria sido a motivação do crime. Os acusados permanecerão recolhidos em Marabá à disposição da Justiça. (FONTE: O Liberal)


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia Estadual de Luta Pela Reforma Agrária no Piauí.


Dia Estadual de Luta pela Reforma Agrária.

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, 2011, os trabalhadores e trabalhadoras rurais, que fazem parte da Comissão Pastoral da Terra, Regional PI, estiveram reunidos para celebrar dia, em que é lembrado o assassinato-martirio de Antonia Flôr. Mulher guerreira que foi assassinada lutando pelo direito a terra.

No primeiro dia os trabalhadores e trabalhadoras tiveram a oportunidade de discutir sobre a realidade dos assentamentos no estado, juntamente com as entidades, INCRA, INTERPI e IBAMA. Após as discussões, os grupos fizeram um levantamento das necessidades de cada área, e construíram um documento com as reivindicações que foram entregue aos órgãos INCRA, INTERPI e IBAMA, os quais se comprometeram em encaminhar as reivenciações.

Estiveram presente 110 trabalhadores e trabalhadoras vindos das as áreas do Estado do Piauí, onde a CPT desenvole um trabalho.

Noite cultural

Animação da Banda Ressoar.

Seu Francisco da área de conflito Barra do Taquari, Esperantina, entrega o documento com as reivendicações a Socorro Vasconcelos, superintendente subistitua do INCRA.

Trabalho em grupos


Entrega do documento ao Superintendente do INTERPI


Entrega do documento ao Superintendente do IBAMA









Momento de mística










Acolhida e apresentação dos participantes


Joana Lúcia, coordenadora da CPT da as boas vindas a todos e todas.